Não se ajustem demais à sua cultura, a ponto de não poderem pensar mais. Em vez disso, concentrem a atenção em Deus. Vocês serão mudados de dentro para fora. Diferentemente da cultura dominante, que sempre os arrasta para baixo, ao nível da imaturidade, Deus extrai o melhor de vocês e desenvolve em vocês uma verdadeira maturidade. (Romanos 12)
Eu escolho o meu caminho, mas ele não me leva para onde eu vou.
Essa é a frase que ecoa, desde que fui ao teatro assistir a Ópera: Édipo Rei. Um primor de espetáculo em cartaz!!!
Vivemos num tempo onde não fazemos a menor ideia para onde estamos indo.
Tudo passa rápido demais e está difícil saber onde está a verdade – nas relações, nas notícias, nas histórias que ouvimos ou contamos, nos conselhos, e até nas imagens, pois tudo pode ser facilmente copiado – vozes, faces, trejeitos….
E o destino! Ahhhh! – O que dizer a respeito? Esse nos prega cada peça! Segue pela via da tragédia entrelaçado a momentos cômicos.
Por mais que Édipo tenha tentado escapar, caiu na desgraça premeditada pelo oráculo de plantão.
As vozes externas e conselhos facilmente colhidos por aí, podem complicar demais a nossa vida, confundindo a nossa bússola e desviando nosso caminho.
Preste atenção: há muita gente sabendo exatamente o que você tem que fazer com a sua vida e essa não é uma boa notícia que tenho para lhe dar.
Há um costume entre os nômades muito interessante. Antes de voltar para a aldeia, eles fazem uma roda, ficam parados por um tempo, porque acham que o corpo chega antes e a alma depois.
Assim é com o mundo – ele está em constante mudança e a compreensão chega sempre mais tarde, isso quando pensamos a respeito e não saímos a procura de respostas fast food.
É preciso estar atento às mudanças que enfrentamos diariamente – dentro e fora, e reservar um tempo para pensar nos conflitos atuais que enfrentamos, situações que nos interpelam, possíveis reações dignas, e ser capaz de transformar a nossa mente, apostar na renovação do nosso entendimento, para que experimentemos a multiforme sabedoria e graça de Deus, o único que não muda.
Questionamento Pessoal:
- Tenho a mínima ideia do que posso responder a meu respeito antes de perguntar a alguém?
- Onde tenho ido buscar a verdade?
- Quanto tempo disponho para observar o mundo em que vivo?
Oração:
Meu amado doador da vida e do tempo que está comigo desde a fundação do mundo e sabe para onde estou indo. Sinto que contigo posso ter uma noção mais clara sobre como caminhar diariamente pela vida, sem me perder ou me confundir. Tenho a plena convicção que a história que escreves inclui uma experiência emocional instigante, sem crenças rasas dotadas de certezas e sem pressa. Quero seguir junto a ti, nessa aventura que é viver. Amém.